A doença mais antiga do mundo



De todas as doenças conhecidas pelos especialistas, a mais antiga é a Hanseníase. Os registros mais antigos datam de 1350 a.C. Na bíblia existem inúmeras passagens que falam sobre pessoas leprosas e como elas eram tratadas, naquele tempo pessoas que sofriam com essa doença eram exiladas (excluídos da sociedade) e quando alguém passava perto de um leproso jogavam-se pedras. Eles acreditavam que a doença era conseqüência do pecado.

Mas apesar da Hanseníase ser tão antiga, o tratamento eficaz só foi descoberto no começo dos anos 80, com o desenvolvimento da Poliquimioterapia, que é o uso de várias drogas para o tratamento de uma doença, também muito conhecido como coquetel.

A doença é causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, conhecida também como Hansen, a bactéria agride geralmente os nervos da pele, e em estágios mais graves pode resultar em deformações. A Hanseníase era conhecida popularmente como lepra, ela agride e penetra na pele, e pode deformar nervos, ossos e músculos.
No estágio inicial, ela provoca uma dor quase insuportável que com o passar do tempo é substituída pela insensibilidade e perda dos movimentos. O nome foi alterado para tentar acabar com o preconceito com as pessoas que sofrem com essa doença, aqui no Brasil a lepra passou a se chamar hanseníase.

Entre os países como mais casos de Hanseníase, o Brasil é o segundo colocado, perdendo apenas para a Índia. 

Por Adriano Duarte

Administrador do Blog Extremamente Curioso

0 comentários:

Postar um comentário