O que aconteceria se a terra parasse de girar?



Os cientistas ainda não sabem com certeza, quais seriam as conseqüências desse acontecimento para os seres vivos, mas uma coisa é certa, seria uma catástrofe inimaginável. Para os cientistas, o mais provável é que praticamente toda a forma de vida do nosso planeta seria extinta.

Alguns cientistas dizem que se aterra parasse de girar, o planeta sofreria com os efeitos da inércia, que seria em uma velocidade de 900 km/h (em uma latitude de 45°) para zero, isso significa que tudo que estiver na superfície da terra seria impulsionado em uma velocidade de 900 km/h. Com isso, tudo que estivesse construído sobre a terra desabaria e incríveis terremotos e tsunamis assolariam toda a terra.

Cedo ou tarde, todos os ecossistemas seriam destruídos; talvez algumas espécies que vivem em regiões abissais sobreviveriam, já que sua vida é baseada na quimiossíntese que é a produção de matéria orgânica através da oxidação de substancias minerais, sem recorrer à luz do sol.

A destruição do nosso planeta aconteceria pelo fato de que o dia na terra passaria a durar um ano, metade da terra sol e a outra parte noite, assim todos os seres vivos seriam destruídos por calor ou frio extremo.

O calor aconteceria pela intensa evaporação dos oceanos no lado dia, isso aumentaria o efeito estufa e conseqüentemente as temperaturas que poderiam chegar a níveis exorbitantes. E do lado da noite as correntes dos oceanos formariam camadas de gelo muito espessas que não derreteriam nem do lado do dia. Isso desencadearia uma eterna era glacial.

Administrador do Blog Extremamente Curioso 

0 comentários:

Postar um comentário