Porque os gatos sempre caem de pé?



Já percebeu que os gatos sempre caem de pé? Se não percebeu, não precisa sair por aí procurando um bichano indefeso só para fazer esse teste e ver o coitado caindo, observe isso em algum lugar ou procure algum vídeo no youtube que mostre esse momento.

Isso ocorre pelo próprio sistema nervoso do gato, que é muito rápido em relação ao dos humanos. As mensagens nervosas enviadas pelos olhos e ouvidos do gato para o seu cérebro são processadas rapidamente em menos de um segundo, possibilitando um equilibro muito rápido.

Sempre que o gato está caindo, seus olhos e ouvidos enviam uma mensagem para o cérebro avisando qual a distancia do solo em relação ao seu corpo e rapidamente o cérebro envia comandos para seus músculos que respondem em frações de segundos, fazendo com que o gato equilibre seu corpo fazendo um verdadeiro malabarismo e caia com as patas para baixo pronto para absorver o impacto da queda.

Mas para que o gato caia em pé ele tem que ter uma certa distancia entre a sua cabeça e o solo, se você jogar o bichano de uma distância muito próxima do solo, provavelmente ele não terá o tempo suficiente para girar o corpo e cair em pé, afinal ele é um gato e não um mágico.

Curiosidade

Se por acaso um gato cair do topo de um prédio de aproximadamente dez andares ele tem noventa por cento de chances de sobreviver a essa queda, isso porque os ossos do gato só são 1/10 menos elástico que a borracha, mas se uma pessoa normal cair da mesma altura que o gato, ela só teria dez por cento de chances de sair vivo dessa.



Por Adriano Duarte
Administrador do Blog Extremamente Curioso. 

0 comentários:

Postar um comentário