Porque as galinhas tem asas mas não voam? 


Com toda a certeza você já fez, ou ouviu alguém fazendo essa pergunta, que realmente é um tanto quanto curiosa, mas quem disse que elas não voam?

Na verdade a galinha voa, mas seus voos são rasantes e curtos e atingem apenas cerca de 10 metros. Durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar para fugir de predadores. Assim, ela também não tem os ossos pneumáticos muito desenvolvidos, os sacos aéreos e a musculatura peitoral e das asas, que auxiliam nos voos das aves migratórias, por exemplo.

A galinha precisa ser fecundada pelo galo para pôr ovos?

Diferentes de muitos animais, a galinha não precisa ser fecundada pelo galo para botar ovos, pois ela poe ovos independente de ter mantido alguma relação com o galo. Porém se o ovo for fecundado, chocará entre 20 e 22 dias. Os ovos podem ser chocados pela galinha ou por uma chocadeira (equipamento que simula a umidade e a temperatura da ave mãe).



Como que os pintinhos conseguem sair dos ovos?

Mesmo sendo tão frágeis, os pintinhos, assim  como a grande maioria das aves, nascem com um pequeno dente especial para quebrar o ovo. Mas, eles não crescem com esses dentinhos, acaba os perdendo em aproximadamente dois dias.

Nunca viu um pintinho nascendo ? Olha o vídeo:



Á partir de que idade uma galinha põe ovos?

As galinhas ganham a capacidade de pôr ovos muito cedo, á partir do 120 dias de vida. Podendo pôr cerca de 290 ovos por ano, chegando ao dois anos de idade a frequência vai diminuindo até parar. 




Por que o galo canta de manhã?

Quem nunca uma vez na vida foi acordado por um som de um galo cantando ? (A não ser que você more em uma cidade grande, claro). Por que será que ele canta exatamente todos os dias de manhã ? 

A resposta é a mais simples possível e vem de instinto natural; o galo canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando, o canto tem a função de intimidar eventuais desafiantes, essa é a forma do galo controlar seu território, um galinheiro pode ter somente um galo dominante, porque se tivesse dois, apenas um sobreviveria á luta pela liderança.














60 comentários:

  1. Adorei o post, havia algumas coisas que já me havia perguntado...

    ResponderExcluir
  2. Legal.
    Não sabia dessas curiosidades.
    Referente ao canto do galo achei que fosse pelo simples fato do amanhecer rsrsrs,,,
    Realmente somos leigos em muitas coisas.

    ResponderExcluir
  3. a galinha n poem 280 ovos por ano, depende da raça da galinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A citação é uma média. Cada galinha tem sua própria média... As poedeiras por exemplo não chocam e com uma ração própria podem por essa média de 280 ou mais ovos.. agora uma galinha q a gente cria no quintal põe ovos a cada dois ou três dias sem contar que após cada ciclo , ele entra em choco ,, são 21 dias chocando e mais uns três meses cuidando dos pintinhos pra depois voltar a por ovos..

      Excluir
  4. seis são nod ate minha vo sabe disso,

    ResponderExcluir
  5. aqui em casa tem mais de três galos e ainda tao tudo vivo...kkkk e eles ainda dividem as galinhas...quando um abaixa os outros também..kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for galo índio de briga preso no mesmo galinheiro um vai bater demais no outro, agora se tiver espaço sobrevive porque não vão ficar próximos um do outro.

      Excluir
    2. Se for galo índio de briga preso no mesmo galinheiro um vai bater demais no outro, agora se tiver espaço sobrevive porque não vão ficar próximos um do outro.

      Excluir
    3. Mas ele quis dizer que só pode ter um dominante! Por exemplo, aqui em casa, eu tinha somente um galo e era ele que dominava. Mas então nasceu outro. O Galo mais velho acho que já estava cansado e resolveu deixar o mais novo ser o dominante. Quem canta de manhã eh ele,o Raul (que é o Galo mais velho) fica só ouvindo. Vez por outra ele ajuda o novinho a cantar, pois ele ainda tem a voz meio rouca. E é. Atrás dele que as galinhas ficam. Agora se nascer outro, e quiser tomar o lugar desse, acho que aí sim terá briga

      Excluir
    4. galos parentes geralmente sao assim

      Excluir
    5. Kkkk os meus tambem mas geralmente isso acontece quando eles crescem junto.mas sempre tem um que lidera

      Excluir
    6. Meu galize canta todo dia as 6 da manhã!sou apaixonada pelo meu bichinho

      Excluir
    7. Frangos e galos que são da mesma linhada não brigam, quando criado juntos dividem o mesmo espaço, agora se colocar um outro galo que não é da mesma ninhada vai dar briga, pois eles reconhecem e sabem, pode ser igualzinho e a mesma cor, mas o galo dominante vai saber e atacar lo

      Excluir
  6. poço criar junto no mesmo galinheiro um galo caipira e um galo galize

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao pode, garnize é so cruzamento pra ficar menor mas ainda é mesma especie, galo grande nao so bate no pequeno é o machuca muito como tb machuca as galinhas pequenas tentando cruza

      Excluir
  7. poço criar junto no mesmo galinheiro um galo caipira e um galo galize

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se existe algum tipo de galo mudo. Pois moro na vidade. Mas quero vriar galinhas e galo.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se existe algum tipo de galo mudo. Pois moro na vidade. Mas quero vriar galinhas e galo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguém te responder mim avisa pois quero um kkkk

      Excluir
  10. Boa tarde hoje descobri que o galo tem ciúmes de sua galinha ,ontem o galo vizinho ficou com sua galinha, e a noite o galo traído conseguiu fugir do seu galinheiro e foi tomar satisfação com o do vizinho e a surra foi feia ,então eu gostaria de saber se eles pensam ,ficarei grata em saber se eles pensam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilmara menezes bom dia
      Eu creio que eles pesam sim pos os meus indio gigante quando ver criança ele corre atras pra assustar atacar ou quando e pessoa estranha que ele n conhece. Entao eu entendir que eles realmente pensão e entendi o que nos falamos pos quando reglamo com ele normalmente ele me ouve e para de fazer o ato que estar fazendo.espero ter ajudado vc ou mas alguém

      Excluir
  11. trabalho com vendas de chocadeiras, gostaria de saber se posso publicar em nosso facebook as curiosidades postadas aqui. Grata! Adriana

    ResponderExcluir
  12. trabalho com vendas de chocadeiras, gostaria de saber se posso publicar em nosso facebook as curiosidades postadas aqui. Grata! Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Adriana, fique a vontade, irei publicar mais conteúdo sobre esse tema em breve.

      Excluir
  13. Aqui tem dois galo oque eu faço eu separo aqui em casa ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tiver espaço para que eles por si próprios fiquem distantes um do outro, sim o melhor é separar pois em caso de briga chegam até a morte de um ou ambos.

      Excluir
  14. Interessante! Eu gostaria de saber qual o propósito natural da galinha por ovos sem ter sido fecundados.

    ResponderExcluir
  15. Interessante! Eu gostaria de saber qual o propósito natural da galinha por ovos sem ter sido fecundados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ovos da galinha nada mais são do que seus óvulos(elas já nascem com todos as células óvulos que irão ter em toda sua vida, é um processo que leva 24horas para ser produzido(galinha feliz, criada solta), por isso elas na época de postura comem bastante, e a casca do ovo(rica em cálcio) só endurece quando entra em contato com o oxigênio. Então como cada ovo é um óvulo desenvolvido e maduro se ficar dentro dela, ocorre o chamado "ovo preso" que pode levar a galinha a morte, pois obstrui e comprime outros órgãos internos. Espero ter ajudado.

      Excluir
  16. Gostaria de saber com quantos meses o galo canta pela primeira vez

    ResponderExcluir
  17. Bom dia.

    Pq alguns galos criados juntos não brigam, e outros só faltam ser mortos.

    ResponderExcluir
  18. estou com um galo e cinco galinhas juntos, isso atrapalha elas de botarem ? eles ficam soltos no quintal durante o dia...

    ResponderExcluir
  19. Outra curiosidade: Alguns galos põe ovos. Isso acontece, na maioria das vezes, quando estão ficando velhos mas há casos relatados de galos jovens que põe ovos também.

    ResponderExcluir
  20. quanto tempo (ou geração) devemos manter um galo num determinado espaço (galinheiro ou quintal de foram geral)? Explicando: se a descendencia de um galo terá problemas dos ovos serem fecundados devido ser da mesma linhagem genetica?

    ResponderExcluir
  21. Quanta idiotice na parte pra que o galo canta se é pra mostrar quem manda se é isso porque quando se tem mais machos no mesmo galinheiro porque eles cantam junto?

    ResponderExcluir
  22. Estou com um galo garnize novo aqui em casa, ele tá cruzando com todas galinhas, porém tem uma que ele está batendo bastante e nao deixa ela comer aínda nao vi os dois cruzando. O galo é preto com vermelho e ele só bate na galinha branca que tenho, não to entendendo nada.
    Já dei um coro nele mas não adiantou.

    ResponderExcluir
  23. Olá! É que se arrancar as penas do rabo de um galo, ele ficará estéril?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

    2. Não! isso é mito, a esterilidade de um galo se deve a outros fatores, como problemas de saúde, Desnutrição, fraqueza nas pernas, que dificulta o cruzamento, testículos mal desenvolvidos, e as vezes acontece o que aconteceu uma vez aqui, o galo só possuis um testículo, mas não arranque não, pois galo sem calda fica feio, pois a calda do galo deixa ele muito mais bonito.

      Excluir
  24. E VERDADE SE EU TIVER 2 GALO NO MEU QUINTAL SO UM QUE CANTA O OUTRO NAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente, todos podem cantar e certamente irão cantar, cada um no seu canto.

      Excluir
  25. Bom dia gostatia de saber pq galo canta como galinha,ja vi galinha cantar igual galo mais o cntrario nunca ,me esclarece esse fato veridico

    ResponderExcluir
  26. Galos e galinhas criados em roça, chegam a voar mais de cem metros de comprimento numa altura de três metros. ...e sobem em topo de árvores de 40 metros. ...

    ResponderExcluir
  27. A carne do frango caipira ser mais escura pele amarela ou a carne menos escura mas tambem caipira tem alguma relacao com o galo ??

    Recentemente troquei o galo por um galo indio e a carne dos frangos ficaram mais clara menos escura.
    Tem a ver com o galo ou somente a alimentacao do animal ??

    ResponderExcluir
  28. Tenho um galo, mais ele não canta!! Já falei pra ele que quem manda aqui sou eu inclusive nele..

    ResponderExcluir
  29. Tenho 4 galinhas mas hoje descubro que um começou a cantar uns diziam ja que era macho outros femeas poi bem é macho mas paro de cantar assim que eu cheguei perto .... Quando sera que ele começa a cruzar .... ? Eu tambem tenho uma galinha problematica ela começa a subir na outra galinha como se fosse um macho .... O que eu faço ? Ela ate parou de botar já faz umas 2 semanas .....

    ResponderExcluir
  30. Aqui eu criava garnize, minha esposa ganhou 3 pintinhos índio, quando cresceu um era Galo, ele não bate no galo garnize mas não chega perto, o quintal é pequeno o quando jogo comida o garnize se aproxima pra comer o galo índio sai pra ele comer, parece ter medo do garnize, os dois já são adultos

    ResponderExcluir
  31. Aqui tem um galo cantando e um pinto também, só que separados, pinto tão novo já cantando kkkkkk

    ResponderExcluir
  32. Obrigada pelas informações, tô querendo adquirir umas garnisés

    ResponderExcluir
  33. Bom dia. Tenho notado uma forma esquisita em meu galo garnize... quando ele chega perto de galinha choca ou de galinhas com pintinhos ele abaixa a cabeça e fica imóvel... ele chega a encostar o bico no chão bem no meio dos pintinhos... e bem pertinho da galinha choca a atitude é a mesma... saberia desvendar esse mistério?

    ResponderExcluir