Por que os felinos enxergam no escuro ?


Todos nós sabemos que os felinos possuem uma vida noturna mais ativa, seja ele um tigre, leopardo ou até mesmo um manso gato doméstico. Mas porque, diferente dos caninos os felinos conseguem caçar e andar á noite tranquilamente ?

Mesmo tendo uma estrutura ocular similar a dos outros mamíferos, os felinos possuem uma característica própria na maneira de ver o mundo. Diferença que está na percepção das cores, por exemplo, que depende das células especializadas na retina e cones sensíveis a diferentes comprimentos de onda de luz. Nós seres humanos possuímos três tipos de cones, percebendo as cores de todo o espectro de luz visível, enquanto os felinos possuem apenas dois tipos de cones. Por esse motivo, acreditam-se que ele possam distinguir o verde do azul, e enxerguem as demais cores como laranja, vermelho e amarelo em tons de cinza.



Os felinos, como ótimos caçadores que são não necessitam de uma boa distinção de cores, porém sua visão noturna e rápida percepção dos objetos em movimentos é mais do que importante para caçar na natureza, porém este não é nenhum problema para eles.

Outro fator importante para enxergarem á noite, são suas células denominadas de Bastonetes, que são responsáveis na visão com pouca luminosidade, eles possuem cerca de 200 milhões de Bastonetes, enquanto nós seres humanos possuímos apenas 120 milhões, esse é um dos motivos dos felinos enxergarem bem á noite e nós não.



Outra característica que os fazem enxergar bem no escuro, é uma membrana que possuem dentro do olho ocular, o Tabetum Lucindum, que reflete a luz na cavidade e estimula a retina, esta membrana é que faz os olhos dos felinos brilharem á noite quando são iluminados, com isso os gatos conseguem enxergar muito bem com pouquíssima luz, precisando assim, de 7 vezes menos luz para que possam enxergar no escuro.

3 comentários: